Namastê

A palavra NAMASTÊ é o cumprimento em sanscrito que literalmente significa "Curvo-me perante a ti".

É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.

Expressa um grande sentimento de respeito. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo.

Namastê possui uma força pacificadora muito intensa.

Em síntese é "Saudo a você, de coreção" e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento.

"O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você"

"O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em ti"

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O curso de formação


Estou fazendo meu curso de formação na Escola de Yoga Natarája, a base dos estudos é o Hatha Yoga, com relação a esses diferentes estilos de yoga, acredito que todos de maneira diferente querem chegar aos mesmos beneficios da prática e objetivo que é alcançar o Samádhi, que é um estado alterado da consciência alcançado através da meditação (Dhyána), para você alcançar Dhyána você tem de estar numa posição sentada (dhyánásanas) confortavél, abstrair todos os seus sentidos (pratyáhára),e se concentrar, não reter nenhum pensamento e nem brigar para que eles não venham, só deixa-los soltos, olhando assim parece ser bem facil na teoria neh? Mas poucos conseguem transcender.
Praticar yoga não é somente em dias e horarios marcados, li isso e me chamou bastante atenção, e se você for reparar é bem verdade, pois Yoga é uma filosofia antes de tudo que tem seus principios eticos, que são Niyamas (orientações) e Yamas (restrições), são cinco cada:
- Niyamas: limpeza, superação, auto estudo, auto entrega e contentamento;
-Yamas: Não agredir, não roubar, não mentir, não pocessividade e não dissipação da sexualidade;
Não agressão em sanscrito Ahimsa é um termo abrangente pois não significa só não agressão entre os similares, mas sim com qualquer tipo de manifestação de vida, animais, a natureza e além disso não se pode agredir por ação, palavra ee nem pensamento. Por causa desse Yama que os praticantes após um tempo optam pela alimentação vegetariana, mas esta é um capitulo a parte, não qual qro contar minha aventura de mais de 2 meses sem comer tipo algum de carne. Só essa restrição já é bem dificil de seguir neh, mas a orientação de auto estudo, que ainda não sei o nome em sanscrito ajuda a modificar nossos antigos habitos, o auto estudo nada mais é do que se observar, para aos poucos mudar, mas essa mudança tem que vir de dentro de algo que você acredite ser bom para você, eu comecei com o vegetarianismo, e observando os pensamentos, sou uma pessoa bem pacifica de ações, mas pensamentos ruins sempre acontecem, mas tem que se observar para ver porque tais atitudes ou pessoas te encomodam e tentar superar isso. Dos outros vou falando a medida que for aprendendo mais.
Queria deixar claro que tudo que escrevi em sanscrito é uma transliteração, pois o alfabeto utilizado por eles é diferente do nosso é o devanágari.
Me estendi explicando Niyamas e Yamas e não tenminei meu pensamento de que yoga se pratica 24 hrs por dia e não de terça e quinta as 20 hrs. O que eu queria mostrar é que yoga não é só pratica de Ásanas (postura estavel e confortavel) e pránáyámas (respiratorios) e a Yoganidrá (relaxamento) que todos adoramos no final da aula, é algo que dá para se levar para o dia a dia.
Deixa eu falar um pouco como foi o começo do curso, no meu primeiro encontro mensal fiquei sabendo que a menina da recepção da escolo estava saindo e logo pensei em me candidatar para vaga, a principio fiquei com vergonha de me oferecer, tinha acabado de chegar neh, ai deixai, mas o fds e na segunda isso não me saia da cabeça, ai enviei um email a escola me oferecendo para vaga, achei uma grande oportunidade de estar perto de pessoas que conhecem e vivem o yoga, sei que depois de duas semanas estava eu lá trabalhando, está sendo bem legal, quero agradecer o Fabiano pela oportunidade, por acreditar que eu era capaz, a Isabel minha professora do curso e os demais professores da escola que me ajudam muito, (Sandra Viana, Ivanildo Batalha, Manfred, Larissa Leal, Adriana Paula e Ana Cabeças) e o Gandra lógico, figura o outro administrador da escola junto com o Fabiano, o Gandra que me ensinou a fazer o Chai, tipico chá indiano que vai gengibre, cha preto, leite, canela, cravo, cardamomo. (Masala chai)
Acho que já joguei muita informação, caso tenha dúvida em algo podem perguntar, se não souber pesquisarei para responder.
Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário