Namastê

A palavra NAMASTÊ é o cumprimento em sanscrito que literalmente significa "Curvo-me perante a ti".

É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.

Expressa um grande sentimento de respeito. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo.

Namastê possui uma força pacificadora muito intensa.

Em síntese é "Saudo a você, de coreção" e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento.

"O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você"

"O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em ti"

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Aventura vegetariana.



Iniciei minha caminhada para o vegetarianismo assim que comecei a trabalhar no Natarája (26/05/10), não por imposição de ninguém, mas porque eu precisava de um incentivo, já pensava em me tornar, mas a comodidade e hábitos adquiridos pelos nossos pais não me deixavam, meu irmão tinha tentado uma vez e desistido, e novamente esta nesse caminho se não me engano há quase um ano, ele começou não por Ahimsa (não agressão), e sim pelos benefícios a pele, digestão, entre outros. No meu caso foi pelo meu inicio na caminhada do Yoga!
Nas primeiras 3 semanas ainda comi carne nos finais de semana, com receio de deixar as pessoas incomodadas pelo fato de não ter outra coisa para eu comer, ai comecei a avisar a todos, engraçado que meu amor sempre falava assim come isso pela ultima vez, ah isso aqui também pela ultima vez, se eu fosse comer tudo pela ultima vez ia demorar pelo menos meio ano para me despedir de tudo, acho que a ultima coisa que me despedi foi do Japonês, com dor no coração de comer os peixinhos, pois o numero de animais marinhos mortos para comida é imensurável. A carne vermelha foi a mais fácil de deixar porque antes de parar com tudo já estava sem comer carne vermelha durante a semana a algum tempo, já participei de uns dois churrascos pós a vida vegetariana, super fácil de lidar, levei queijo e fiz soja texturizada com legumes, e no outro tinha queijo também e fiz espetinhos de queijo com brócolis, alias sempre pedia esse espetinho nos bares ao invés de carne, adoro, de palmito com tomate seco também (Mmmm delicia). E já não sinto aquele cheiro gostoso de churrasco, sinto um cheiro bem diferente, meio que de gordura queimada, mesmo em churrascarias boas (passando pela frente).
Lógico que ainda não abandonei o leite e o ovo, alias nem sei se vou abandonar, restringe muito a vida social, mas ovo como umas 2x por semana só, leite tomo todo dia de manha, e durante o dia seus derivados.
Como eu disse na postagem anterior você pode "praticar yoga" de terça e quinta as 20 hrs, ou o dia todo, e eu estou me educando para praticar o dia todo, seguindo as Yamas e Niyamas.
Estou pegando dicas para repor os nutrientes, tive a dica da minha Profº Cristiane de fazer um farelo com gergilim (alta concentração de fibras, sensação de saciedade por mais tempo, repositor proteico), quinua (chamado de alimento completo rico em aminoácidos, carboidratos, fibras e sais minerais, limpa as artérias, combate a anemia), linhaça ouro (maior quantidade de fibras e omegas do que a marrom) e aveia (reduz o colesterol ruim, previne câncer de intestino, rica em fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, vitaminas principalmente a E e proteínas. Esse mix é para ser utilizado 2 colheres ao dia do farelo, a quantidade igual para cada um, bate no liquidificador e guardar num pote sem entrada de ar.
Comer duas castanhas do pará por dia, só duas pois é calórico, é uma fruta oleaginosa rica em omega 3 , composta boa parte de lipídeos benéficos, que evitam colesterol e protege o coração, além de ser rica em proteína e outros nutrientes como ácido fólico, vitamina E, cálcio e potássio. Quando tiver mais dicas vou colocando aqui para vocês.
Esqueci de falar que já sentir diferença na digestão, agora o intestino está um reloginho, e na pele, não esta mil maravilhas mas esta bem melhor.


Namastê.




Nenhum comentário:

Postar um comentário